Notícias
coomflona.com | Coomflona fecha parceria para realizar manejo em área particular
21298
single,single-post,postid-21298,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,wpb-js-composer js-comp-ver-4.1.2,vc_responsive

Coomflona fecha parceria para realizar manejo em área particular

Coomflona fecha parceria para realizar manejo em área particular

19:53 10 julho in Sem categoria
0 Comments No final da ...

No final da manhã desta segunda-feira (10), a Coomflona- Cooperativa Mista da Flona Tapajós, através de seus diretores assinou contrato para explorar aproximadamente 30 mil metros cúbicos de madeira, em uma área particular na região do rio Curuatinga no município de Prainha, oeste paraense.

20170710_14314820170710_143347A assinatura do contrato foi bastante comemorado pelos cooperados da Coomflona que estiveram presentes ao ato, por ser um momento histórico da cooperativa que à 12  anos realiza o manejo florestal comunitário sustentável dentro da Floresta Nacional do Tapajós, mas esta é a primeira vez que fará o manejo em uma área fora de uma Unidade de Conservação. Ao longo destes anos a Coomflona vem aplicando técnicas menos agressivas ao manejo, afim de reduzir os impactos a partir de uma exploração menos prejudicial ao meio ambiente, com ela, a floresta se regenera melhor e mais rápido formando  assim  um extrativismo sustentável já que a floresta continua em pé e em um curto período poderá ser explorada novamente. O modelo aplicado pela Coomflona, a tornaram uma referencia mundial em manejo sustentável comunitário, o que a levaram a ganhar vários prêmios,  entre eles um que foi dado pela ONU- Organização das Nações Unidas e em 2013 recebeu  Certificação FSC® Forest Stewardship Counci 100% comunitário.
20170710_14330720170710_143707
E foram essas referencias que chamaram a atenção do empresário Osmar José Ruschel, proprietário da área que será explorada. O empresário que vem de uma experiência nada agradável do manejo convencional, declarou que buscou a parceria da Coomflona por ser um exemplo no manejo florestal Sustentavel, “Quero trabalhar dentro da legalidade e fazer uma manejo ecologicamente correto e dentro das normas ambientais, e a melhor maneira de tornar isso uma realidade fazer parceria com quem tem procedência” Disse.

Já o coordenador técnico da Coomflona Aluisio Patrocínio, enfatizou que a equipe de manejadores enviados para o Curuatinga, é uma equipe experiente que não estará fazendo um experimentos “Iremos trabalhar usando as mesmas técnicas e normas que usamos no manejo florestal na Floresta Nacional do Tapajós”. E finalizou dizendo que a responsabilidade da Coomflona com o meio ambiente é a mesma que a equipe tem na Flona Tapajós.